Sustentabilidade

Políticas de Sustentabilidade

A Supreme do Brasil tem como sua política de sustentalbilidade o aproveitamento de 100% da matéria prima viva abatida. Além da destinação correta das águas utilizadas no processo de produção, a separação do lixo e reciclagem, e também a compensação das embalagens comercializadas anualmente.

Matéria prima

A matéria prima abatida na indústria é aproveitada por completo, tudo o que não é utilizado para a produção dos filés de peixe (carcaças, visceras, pele e o sangue) destinamos internamente para a fabricação de farinha e óleo de peixe. Tanto a farinha quanto o óleo de peixe são utilizados como ingredientes na fabricação de rações balanceadas de animais não ruminantes, sendo incluídos em dietas de aves (em especial galinhas poedeiras), suínos, rações pet e são utilizados também para animais aquáticos criados em aquicultura, especialmente para a criação de camarão e em operações de piscicultura. O uso de farinhas de peixe reduz significativamente os custos de produção industrial desses animais para o seu rápido crescimento, melhorando a sua situação nutricional, com importantes reflexos na melhoria da fertilidade e na saúde dos animais, causando uma acentuada diminuição da incidência de doenças. Além disso o óleo de peixe pode ser comercializado para a fabricação de biodiesel.

Meio Ambiente

Faz parte desta política também realizar a Gestão dos Resíduos gerados da industrialização do pescado, assumindo um compromisso com o Meio Ambiente e a CETESB (agência do governo responsável pela fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de residuos). A CETESB é um órgão atuante na nossa região e fiscaliza o uso e retorno das águas utilizadas no estabelecimento, buscando evitar a emissão de poluentes e o seu desague no meio ambiente. O lodo extraído da estação de tratamento de efluentes é coletado e destinado para a empresa Castanheira Ambiental, que trata este lodo e faz o correto destino deste material. Como forma de compensação ao meio ambiente esta empresa realiza o reflorestamento com árvores nativas, onde a Supreme do Brasil tem sua participação, garantindo assim o Selo Verde da neutralização de emissão de CO2.

Todo material reciclável é recolhido e separado em caçambas para dar o destino adequado para cada material, bem como o óleo utilizado na lubrificação de máquinas e motores. Além desta reciclagem a Supreme do Brasil realiza a logística reversa em parceira com a eureciclo. A eureciclo é uma empresa certificadora de logística reversa de embalagens pós-consumo, ou seja através do conceito de compensação ambiental ela garante que seja destinado recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, atendendo ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

Assim, a Supreme do Brasil define sua política de sustentabilidade e segue ela com rigor sabendo da importância do ponto de vista Social, Econômico e Ecológico.

sustentabilidade sustentabilidade